No ano de 1908 anos após a invenção do cinema, o homem descobre uma nova maneira de se fazer cinema através da animação. Émile Cohl lança o primeiro desenho animado para as telonas, A partir daí diversos artistas começam a lançar suas produções. Com o passar do tempo alguns eventos fizeram toda essa linguagem se transformar, perdendo ou ganhando conteúdo e públicos novos.

Os desenhos animados de hoje em dia, possuem um conteúdo, em minha opinião, bem limitado e repetido, o que era muito visível em desenhos da Golden Age, existiam grandes diferenças entre desenhos, como uma comparação entre os desenhos do Pato Donald com um tema mais educativo e moralista e os desenhos do pica-pau que ao contrário o personagem era um pouco mais, bagunceiro, aprontava com os outros personagens. Hoje em dia, os desenhos passam a ser muito próximos um dos outros como dois exemplos que utilizarei durante o texto: “T.U.F.F. Puppy” que conta a história de um cachorro que é recrutado por uma agencia secreta para ajudar uma gata a derrotarem um determinado vilão, e os “Pingüins de Madagascar” que conta a história de 4 pinguins que vivem dentro de um zoológico e acreditam ser agentes especiais. O tema do personagem Herói passa a reinar nos desenhos de hoje, deixando para traz o protagonista vilão e que apronta com os outros personagens.

Outro tema que foi praticamente esquecido nos desenhos de hoje e que praticamente reinava nos desenhos mais antigos é o uso do surrealismo na interação dos personagens, onde uma cerca de madeira poderia facilmente virar balas para a metralhadora de um cachorro-avião ou o rabo do gato Felix que quando curvado poderia resultar em um ótimo anzol de pesca. Hoje, personagens tem atitudes mais comuns e o uso de objetos não se estende alem da criatividade do personagem, e sim objetos específicos que são colocados em cena e servem exclusivamente para a ação.

Outro fator contrastante são as piadas usadas nos desenhos da época e que nos dias de hoje são praticamente recicladas ou inexistentes, muita coisa se herda do “Pica-Pau” ou “Flip the Frog”, até personagens que vem das HQS como o Popaye, possuíam piadas muito mais bem sacadas e engraçadas, coisa não muito bem explorada hoje como por exemplo o desenho animado da “Turma da Monica” que parece bem mais engraçado no Gibi.

Contudo, os desenhos mais atuais, possuem uma atmosfera mais agitada, um pouco mais de ação que antigamente, como a “Liga da Justiça Jovem” ou “Ben 10: Ultimate Alien”, diferente do “Superman” de Max Fleisher que posui o mesmo tema de ação, hoje até desenhos que não são deste tema como no desenho “Adolepeixes” possuem esta atmosfera agitada.

Temas mais focados tem aparecidos hoje em dia como é abordado no desenho “Adolepeixes” que conta a história de 3 peixes adolescentes que lidam com situações cotidianas como as amizades, namoro e esportes, bem como tais problemas típicos de adolescentes. Coisa quase inexistente nos desenhos da Golden Age.

Mas talvez o detalhe que mais chama a atenção e que já foi diversas vezes discutido em sala e propositalmente deixado para a parte final deste trabalho é a qualidade e simplicidade dos desenhos adquiridas hoje, antigamente, talvez por o desenho animado da época não ser direcionado para a TV, eram muito mais bem trabalhados em matéria de detalhes, um personagem era melhor construído em detalhes  diferente dos personagens de hoje que possuem um traço mais simples e um personagem sem muita riqueza como o “Peixonauta” e o “Adolepeixes”.

Para concluir, existem alguns pontos também observados e comparados que evoluíram muito, mas que dizem respeito a tecnologia e avanço conceitual e culturais como: a sonorização, tanto em matéria de dublagem e sonoplastia quanto as musicas são bem mais focadas no publico alvo e tema do desenho animado, o ganho da profundidade e efeitos especiais com a chegada dos diversos tipos de 3D. Muito se tem a falar, coisas boas aconteceram e ruins também, acredito que seja impossível dizer qual das duas épocas é melhor em matéria de qualidade de desenhos, mas acredito que ambas possuem qualidades e desvantagens proporcionais à própria época, o que falta na realidade é apenas uma mistura das duas coisas, assim encontraremos um desenho mais, encorpado em conceito e qualidade.

Recommended Posts