Winsor McCay e suas animações com “vida própria”

Winsor McCay nasceu em 26 de Setembro de 1867 no estado de Michigan (Estados Unidos) e Desde criança já demonstrava que seria um excelente desenhista, aos 17 anos foi estudar artes em Chicago. Após se formar, passou a produzir diversos trabalhos como cartazes para circos ou eventos, cartazes de propagandas, desenhos para jornais e revistas, etc. Tal experiência e criatividade, fez com que se tornasse um marco nas HQs pois McCay, passou a criar desenhos com características particulares influenciadas por Emile Cohl (criador do desenho animado Fantasmagorie) que era mestre em metamorfoses e anamorfoses. McCay passa a deixar evidente a personalidade de seus personagens, como na animação “How a Mosquito Operates” de 1912, onde o desenho mostra um pernilongo que tenta sugar o sangue de um homem que descansa.

O detalhe está no exagero do “bico”, abdômen e tamanho do pernilongo. A maioria de seus desenhos tinha formas exageradas, distorcidas e deformadas, um principio de criação do estilo conhecido hoje como Cartoon onde se exagera algumas partes do corpo dos personagens para poder focar alguma característica do mesmo.

Alem desta expressão na hora de criar seus desenhos e animações, McCay também possuía desenhos únicos, ele possuía domínio de técnicas artísticas avançadas e de uma fineza e estrutura nunca criado antes. Tal fineza e riqueza em técnicas foram claramente mostradas em uma série de Tiras semanais de um personagem chamado de “Little Nemo in Slumberland” (1905 a 1911), e no Personagem “Gertie the Dinosaur” (1914) que foi considerada um marco da história da animação, pois foi trabalhado detalhadamente, cada traço, cada movimento, cada contorno eram feitos e refeitos centenas e até mesmo milhares de vezes, McCay chegou a refazer o cenário mais de cinco mil vezes, tamanha era a sua preocupação com o perfeito. Além de sua interação com o personagem (lightning sketches), ele passava então a interagir, conversar e pedir coisas ao personagem, dando a impressão de que podia fazer o desenho “ganhar vida”.

Até sua morte McCay nunca havia parado de desenhar, ele chegou a realizar várias outras animações, posteriormente se voltando completamente para os quadrinhos. Porém McCay não obteve muito sucesso nas Animações, produzindo somente alguns pequenos curtas, pois a partir de “Gertie the Dinosaur”, outro grande marco na história da animação passa a roubar a cena no mundo das animações: “O Gato Felix” (± 1920) criado pelo estúdios Sullivan a partir de um borrão de tinta numa folha de papel. Este estilo e que era exatamente o oposto do estilo de desenho criado por McCay e o Personagem “cativante” inspirado em Charles Chaplin faz com que as animações de McCay fossem meio que “esquecidas”, a partir daí, desenhos simples, com pouca riqueza de detalhes passam a dominar o espaço das animações.

bibliografia

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